sexta-feira, 18 de março de 2016

Antonio Lázaro Santana, André Santana e Evandro Leroes: contistas de Ilha Solteira


Os contos “Vestido Vermelho de Sangue”, “Folhetim” e “Só Serve Para Falar Sobre a Valentia” serão encenados pelos atores Paulo Jordão e Melissa Nascimento no SARAU DOS AMIGOS. Em comum, as três produções literárias têm sua origem: são todos obras de escritores residentes em Ilha Solteira. Além disso, as três produções representaram a cidade no Mapa Cultural Paulista. Conheça-os:

VESTIDO VERMELHO DE SANGUE, de Antonio Lázaro Santana: Com o conto “Vestido Vermelho de Sangue”, o escritor foi vencedor do Mapa Cultural Paulista – Fase Estadual, edição 2009/2010.

Trecho: Um flagrante incômodo, o sol incendiando meu rosto no espelho. A vaga sensualidade da boca sufocada pelos óculos e pelas marcas de acne de uma adolescência de repente remota. Superiluminado e este excesso ao invés de santificar, constrange, uma ferida viva para meu tédio ácido.

FOLHETIM, de André Santana: Com o conto “Folhetim”, André Santana foi finalista do Mapa Cultural Paulista – Fase Estadual, edição 2013/14.

Trecho: Janete não perdia um capítulo de novela nenhuma. Recebia qualquer convite para sair à noite como uma ofensa pessoal. “Nem pensar! É hoje que a Helena e o Cesar vão brigar feio!”. E ela não podia correr o risco de sair e perder a briga do século! Assim como recusou o convite para a festa de aniversário da vizinha porque não admitiria não testemunhar o suicídio de Laurinha Figueiroa.

SÓ SERVE PARA FALAR SOBRE A VALENTIA, de Evandro Leroes: Com o conto “Só Serve Para Falar Sobre a Valentia”, o escritor foi finalista do Mapa Cultural Paulista – Fase Municipal, edição 2015/16.


Trecho: Da orgânica disputa molecular o Gênesis se faz presente, desfaz ao se fazer indispensável à colônia. Destoa-se dos mandamentos e, por ordem, evasivamente, a mente libertasse da caverna. Peça de importância substituível já não está mais ali. As engrenagens trabalham incansavelmente, sua ausência se faz indiferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário