segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sarau dos Amigos encerra série "Uma Roda de Poesia e Arte" homenageando poetas cantores


Na última sexta-feira, 19, aconteceu a última edição da série “Uma Roda de Poesia e Arte” do Sarau dos Amigos. Composta por cinco saraus na Praça dos Paiaguás, e mais uma edição extra, que aconteceu na Escola Lucia Maria Donato Garcia, a série tornou público o Sarau dos Amigos, evento que acontece em Ilha Solteira desde 2008, e foi realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de SP), com apoio da Aacisa (Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

Com apresentação e curadoria de Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários e coordenadora do Clube de Leitura “Ler É Viver”, o Sarau dos Amigos teve como tema “Poesia e Canção”, homenageando poetas, compositores e cantores. Na ocasião, os presentes puderam recitar letras de canções famosas. Clássicos do Legião Urbana, O Teatro Mágico, Pato Fu e Capital Inicial foram lidos, além de obras de Vinícius de Moraes. Houve ainda uma apresentação performática da Cia de Teatro Desde Amanhã, baseada no poema “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira. Além disso, o cantor Bruno Carvalho homenageou Cazuza, relembrando seus principais sucessos, e os irmãos Denis Sanches e Nilo Carvalho interpretaram canções autorais.

O Sarau dos Amigos contou ainda com uma exposição de textos e fotos do cantor Cazuza, além de desenhos seus realizados pela artista plástica ilhense Jennifer Brandão. Também aconteceu mais uma edição da Feira de Troca de Livros e o Bar e Bazar Cultural, com a venda de bebidas e camisetas com estampas literárias. Para as crianças, o Espaço Brinc'Arte ofereceu papéis e lápis de cor para que elas pudessem desenhar e pintar.

Para Edilva Bandeira, a série “Uma Roda de Poesia e Arte” do Sarau dos Amigos foi êxito total. “Encerramos este ciclo com chave de ouro. Notamos uma maior adesão das pessoas, o público presente cada vez mais se dispõe a recitar, cantar e participar. Conseguimos o que queríamos desde o início: movimentar a praça com um evento saudável, que tivesse a oportunidade de contemplar todas as artes a partir da literatura. Tivemos poesias, música, teatro, artes plásticas, audiovisual… tudo junto, num palco democrático, que buscou valorizar, sobretudo, o talento dos artistas de Ilha Solteira”, disse. Edilva contou ainda que o Sarau dos Amigos voltará no ano que vem. “Encerramos o ciclo 'Uma Roda de Poesia e Arte', mas o Sarau dos Amigos não acabou. Já estamos pensando na programação do ano que vem e contamos com a participação de todos”, avisou. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário